aventura

VÍDEO: amigos viajam até o Rio de Janeiro a bordo de cinco fuscas e uma Brasília

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)/ Grupo de onze amigos partiu nesta sexta-feira de Santa Maria em uma viagem de 12 dias até a capital carioca

Onze amigos a bordo de cinco fuscas e uma Brasília. O destino: Rio de Janeiro. Para uns pode parecer loucura, mas para eles a viagem é mais uma aventura que entra para a conta. Na manhã de sexta-feira, o grupo de "fusqueiros" partiu de Santa Maria rumo à capital carioca em busca de mais uma história para a bagagem. Ao todo, eles vão percorrer cerca de 4.200 quilômetros em uma jornada de 12 dias.  

Nova etapa da campanha de vacina contra o sarampo começa na segunda

- A gente está planejando essa viagem há uns seis meses. Da última vez, levamos dois anos para idealizar o sonho de ir até o Chile, em 2016, em que atravessamos uma das maravilhas do mundo, que é a cordilheira dos Andes. Foi uma experiência muito boa, então resolvemos ir para o Rio. Mas nós não temos pressa, vamos para passear - comenta o militar Hamilton Nunes da Cunha, 53 anos.

Para fazer uma viagem longa, é melhor ir preparado. Além da câmera para os registros das paisagens e dos locais, eles também levam várias peças, ferramentas e até um mecânico, caso algum imprevisto ocorra no meio do caminho. O modelo do ano de 1983 que está com Cunha há oito anos, vai ganhar um novo dono. Essa é a última viagem que os dois - máquina e homem - fazem juntos:

VÍDEO: apreensão de cocaína e drogas sintéticas cresce em Santa Maria

- Eu sou da Brigada Militar, e na década de 1980, por casualidade, eu trabalhava em uma viatura que era um Fusca. E acho que fui o único policial que conseguiu capotar um Fusca na BM, era uma viatura nova. Depois desse episódio, fiquei conhecido por causa do Fusca, mas agora eu vou vender o meu, pois eu comprei uma Kombi e comecei a adaptar ela para poder ir mais longe. Ano que vem quero ir para o Peru ou para o Nordeste.

O militar Adão Bueno, 59 anos, mais conhecido como "Lebrão", vai de copiloto do irmão, o também militar Neri Bueno, 57, o "Capincho". Os dois também foram para o Chile, em 2016, e desde então se dividem na direção dos veículos nas viagens.

- Nós formamos uma parceria. Só nesse Fusca aqui já fizemos duas viagens esse ano. Fomos para os Campos de Cima da Serra, pelos cânions, para testar esse carro, e depois costeamos o litoral. E sabe por que a sensação é boa? Porque você anda a uma velocidade tranquila, vai parando porque tem que esfriar o motor e as pessoas vêm falar contigo e tu faz novas amizades. O Fusca é um grande fazedor de amigos - conclui Lebrão.

A primeira parada para pernoite vai ser em Lages, em Santa Catarina. De lá, o grupo planeja descer pela Serra do Rio do Rastro e ir até o Balneário Camburiú. Após, eles atravessam de balsa por São Francisco do Sul e vão até Curitiba, no Paraná. Depois, seguem até São Paulo e chegam no Rio de Janeiro. Para voltar, eles devem usar outra rota, para explorar novos lugares. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

'Ele estava no lugar errado, na hora errada', diz irmã de um dos mortos em tiroteio

Próximo

FOTOS: os leitores estão nas páginas da edição impressa e no site do Diário

Geral